RG - Novo RG: Veja o prazo que você tem para emitir o documento

23 de junho de 2022
Notícias Concursos

Com muita recorrência, documentos pessoais, a exemplo o RG, são fraudados no país. Embora nada justifique o crime, a segurança dos documentos ainda é precária. Pensando nisso, o Governo Federal liberou um novo modelo de identidade, que promete trazer mais proteção aos cidadãos.

A ação visa  reduzir o número de fraudes relacionadas a esses documentos, além de trazer mais praticidade para o dia a dia dos brasileiros, fazendo com que todos os registros estejam em um só documento. Dessa forma, vale frisar que a emissão do novo Registro Geral não substitui a obrigatoriedade da emissão de outros documentos.

Foi lançada também a versão digital do RG, o que facilita no momento do transporte, considerando ainda a possibilidade de unir os demais dados de identificação. Outra atualização trazida com a nova versão do RG diz respeito ao QR Code. Agora, o documento poderá ser autenticado de forma mais prática.

Dentre tantas mudanças, confira as principais:

  • Autenticação do documento através do QR Code;
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Constará a naturalidade do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Quando devo trocar o meu RG?

Os estados contam com a permissão de emitir o novo RG desde março deste ano, todavia, os órgãos de identificação dos estados têm até 2023 para se adaptarem as mudanças e conseguirem emitir o novo documento. Sendo assim, nem todos ainda estão habilitados com o novo sistema.

Caso queira saber se na sua região já está sendo emitindo o novo modelo de RG, busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Dessa forma, para contar com a nova versão, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

Por fim, vale destacar que o novo RG não terá obrigatoriedade de maneira imediata. Acontece que o novo documento somente será obrigatório em 2032. Sendo assim, a população tem um grande tempo para conseguir trocar o documento.

RG Digital já está disponível

O RG Digital já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Se você não mora em um desses locais, será necessário aguardar a implementação.

Isso porque, a legislação atual determina que cada estado seja responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada estado possui suas próprias definições, bem como podem ou não liberar a versão digital do documento .

Em suma, a ferramenta é um aplicativo disponibilizado para a população na versão Android e iOS.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias