SAIBA MAIS - Quantos anos leva para uma dívida caducar?

15 de junho de 2022
Jornal Contábil

Segundo dados da Serasa, o Brasil conta hoje com mais de 64 milhões de pessoas negativadas. Contudo, com o número crescente de negativados, cada vez mais existem dúvidas quanto à negativação, o tempo de negativação e ainda dúvidas sobre quando uma dívida caduca ou se realmente uma dívida caduca.

Essa dúvida é muito comum, pois, para muitas pessoas, a única maneira de ter o nome limpo novamente é justamente quando as dívidas caducam.

No entanto, é preciso entender alguns pontos que discutiremos no decorrer do artigo quanto às dívidas que caducam e se isso realmente interfere ou não na negativação.

O que é uma dívida caducada?

Uma dívida caducada, na verdade quer dizer que uma dívida foi prescrita, ou seja, o prazo da dívida foi vencido. Nesse quesito, temos o fato de que os débitos com mais de cinco anos e que não foram pagos pelo inadimplente perdem o prazo para cobrança por parte do credor.

Resumidamente falando, após cinco anos, uma dívida não fica mais visível como dívida junto ao mercado e nos órgãos de proteção ao crédito, por vencer o prazo para que a cobrança pudesse ser realizada judicialmente.

Contudo, é importante destacar que, mesmo após a dívida prescrever, o credor ainda consegue ter acesso à informação e consequentemente cobrar a dívida.

Logo, o consumidor precisa entender uma questão, após cinco anos da dívida, a mesma acaba caducando, contudo, o cidadão não deve esperar isso acontecer, pois, mesmo que a dívida tenha “sumido” a pendência vencida continua a ser válida.

Dívida continua aberta

Chegamos ao ponto mais importante deste conteúdo, apesar de a dívida caducar após cinco anos e o seu nome ficar limpo, a dívida ainda existirá e estará aberta e acumulando juros.

Ou seja, mesmo que seu nome esteja limpo novamente, a credora continuará com o débito em aberto, e essa dívida acabará acumulando ainda mais juros.

Além disso, caso a sua dívida seja com um banco, é importante lembrar que mesmo após a retirada da negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, ela continuará registrada no Serviço de Informações de Crédito do Banco Central.

Dessa maneira, mesmo que o seu nome esteja limpo após os cinco anos, você pode acabar tendo dificuldades em obter novas ofertas de crédito, principalmente no banco que originou a dívida, que pode fechar as portas para você para qualquer oferta de crédito.

Por fim, podemos dizer que mesmo que o seu nome esteja limpo novamente a empresa poderá continuar cobrando o débito em atraso, a única diferença é que essas dívidas não podem ser acionadas judicialmente, por ter prescrevido o prazo da cobrança judicial.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias